sábado, 23 de fevereiro de 2013

Boulder - força do pensamento ou destino?

Em novembro de 2010, assisti a um Globo Repórter sobre Boulder, uma cidadezinha do estado do Colorado, nos Estados Unidos, reconhecida como a mais saudável e feliz do país.

Boulder e as montanhas rochosas ao fundo
Na matéria, o repórter Flávio Fachel falava da qualidade de vida, da longevidade dos moradores e enfatizava o fato de que, lá, todo mundo era magro, só comia verduras, legumes e frutas. Nada de muitas calorias, nada de guloseimas! E todos pedalavam para o trabalho, faziam trilhas e sempre terminavam o dia caminhando ao pé das Montanhas Rochosas, que emolduram o horizonte da cidade. E o melhor: todos eram felizes! Segundo o repórter, lá, as pessoas não convidam os amigos para um jantar, um almoço. O convite é, sempre, para uma caminhada, para correr, pedalar ou esquiar, nas estações de Vail e Aspen, que ficam muito perto. 

ciclovias de Boulder
Confesso que eu, particularmente, não ficaria muito feliz só comendo folha e outras coisas "muito saudáveis". Tudo demais é veneno, já dizia a minha avó - até as coisas saudáveis. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. E acho que ela estava certa. Que mal faz um bombom? Minha vida seria muito sem graça sem um chocolate ou uma sobremesa dessas que a minha amiga Elisângela Nascimento posta na sua página do Facebook. Mas, o programa foi tão bom que me deu vontade de conhecer a cidade. Lembro de que essa vontade foi crescendo a cada bloco e, quando o programa terminou, eu estava convencida e decidida a ir até lá. E falei para o vento, com força e bem explicado: eu vou a Boulder!

O tempo passou e, no início de 2011, minha enteada começou a falar em ir para Nova Iorque, fazer um estágio na ONU, que seria objeto do seu trabalho de conclusão do curso de Jornalismo. E eu, claro, me ofereci para ir com ela – passaria uma semana por lá e, depois, passaria por Denver, para ver meus dois queridos amigos Max e Denise, e a linda Erica, que ainda não tinha 1 ano. E assim fiz. Em maio, depois de 5 dias em NY com Bruna, embarquei para Denver.

meus amigos Erica, Denise e Max
Depois de tanto tempo sem vê-los, estava ansiosa para estar com eles. Max e Denise haviam se mudado de Brasília para Denver há uns 4 anos, já tinham comprado uma casa linda, enorme, e já tinham uma filha! Sim, e dois gatos, não posso esquecer! Eu queria muito conversar, por o papo em dia e, principalmente, conhecer Erica. Esses eram os motivos da minha viagem até lá. Mas, claro, eles me levaram para conhecer a cidade e para o final de semana, uma programação especial: um passeio até... Boulder!!! Ê destino...Ê força do pensamento...! Boulder fica a uns 40 km de Denver, em menos de uma hora, chega-se lá. Max e Denise são apaixonados pela cidade e queriam me mostrar o lugar aonde eles vão morar quando se aposentarem.
                                           
Denver - centro da cidade
Civic Center Cultural Complex


cidade tranquila


trânsito civilizado
obras de arte de artistas contemporâneos
No sábado, acordamos cedo e pegamos a - linda - estrada para Boulder. Quase chegando, paramos numa galeria que vendia produtos de artesanato e decoração. Eram umas cinco lojas lindas, coloridas, dessas que a gente consegue passar horas perambulando, observando. Comprei um gato de louça, colorido, que eu espero, ainda esteja inteiro na minha bagagem. Lá pelas 11 horas, estávamos em meio à linda feira de orgânicos da cidade. Grande, com tudo que se possa imaginar. No horizonte, as majestosas Montanhas Rochosas. 


as ruas de Boulder
a população aproveita bem as áreas verdes da cidade
uma das muitas ruas floridas de Boulder
Essa onda verde e natural começou em Boulder, em 1960, com os hippies. Eles chegaram lá em busca de uma vida tranquila e saudável e, para sobreviver, montaram um pequeno negócio: uma fábrica de chá - mais natural impossível! E o negócio prosperou, cresceu, ganhou o mundo. Hoje, todos conhecem o Celestial Seasonings, que chega a ser um ponto turístico na cidade. É possível visitar a fábrica e o museu, com fotos da época, documentos e utensílios antigos. Mas, o apelo, mesmo, fica por conta da loja. Linda, delicada, colorida... tudo tão bonito que Erica não resistiu e puxou, de uma das prateleiras, um conjunto para chá, com desenhos de Beatrix Potter (a do filme "Miss Potter"). Muito bom gosto dessa menina, viu?! Em um segundo, xícaras, pires  e pratos se espatifaram no chão. Não sobrou nada.


o chá famoso
fábrica, museu e loja - tudo num só lugar
Depois da feira, da fábrica e percorrer a cidade, almoçamos num lindo restaurante. Como já tinha tido minha quota de natureza naquele dia, pedi carne. E no final, uma sobremesa, claro! 
Um ps: eu adorei Boulder, adorei o passeio. Vale a pena conhecer a cidade! Só não posso garantir a luxuosa companhia dos meus amigos Max, Denise e Erica, que conheciam tudo e foram perfeitos anfitriões. 

6 comentários:

  1. Adoreiiiii, agora eu tambem quero conhecer esta cidade kkkkk.

    Obrigada por me proporcionar "viagens" maravilhosa..bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, obrigada vc, por me prestigiar, sempre!!!
      Grande beijo!

      Excluir
  2. Maravilhoso!!! Eu também Amei e quero conhecer este lugar!!!! bjs

    ResponderExcluir
  3. ói nóis ali!!!
    caramba!
    Mas faltou um "final" nesse seu texto, não? Vc conheceu a cidade mas, depois de tanta expectativa, qual sua opinião sobre Boulder?

    ResponderExcluir
  4. Você tem razão. E eu já fiz um ps! Eu adorei Boulder. E mais ainda conhecê-la na companhia de vocês! Foi um luxo!
    Beijosssssssssssss

    ResponderExcluir