quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Barcelona


Barcelona sob o sol
Amanhecemos numa Barcelona ensolarada e quente, com jeito de festa, de férias. Os metaleiros foram para um lado e eu fui para outro. Estava morrendo de sono, mas não me dei ao de dormir. Só passei no albergue para deixar as minhas coisas e saí correndo. Precisava aproveitar o dia. Só teria 5 dias na cidade - muito pouco, no meu ponto de vista. Mas, que fazer? Minhas férias estavam acabando e eu ainda tinha Madri pela frente. 

Sem tempo para lamentações, tratei de aproveitar o pouco tempo que tinha. Com um mapa na mão e uma disposição mais ou menos, por causa da noite mal dormida, deixei o albergue prometendo a mim mesma só voltar à noite, para dormir. 

Passei o dia me deliciando com o colorido, a forma, o gosto, o ritmo e o cheiro da cidade. O sentimento de felicidade era incrível. A vontade de dividir aquilo com alguém, enorme. Mas, as minha amigas já não estavam mais comigo. Então, falava sozinha – o que, imagino, fez muita gente pensar que eu era mais uma maluca solta por aí. Mas, nessa viagem, descobri que era possível ser feliz viajando sozinha. As vantagens eram muitas: acordar a hora que desse vontade, não precisar conversar para escolher entre um parque e um museu. Eu, simplesmente, ia....e ninguém discutia. 

Plaza de Toros - onde aconteceria o show do ACDC
La Pedrera

Sagrada Família
Caminhei por Barcelona sem destino. Passei horas vagando pelo Bairro Gótico, sem medo de me perder. Babei diante das igrejas e dos monumentos espalhados pela cidade, me emocionei no museu de Picasso e a sua fase azul, desejei viver no Parque Guel, ser uma vendedora no mercado, e morar de frente para a Casa Milà (ou La Pedrera, como queiram). Acordava cedo, caminhava muito, 6, 7 horas seguidas, embevecida com tudo o que via. Ia dormir cansada e feliz. Às vezes, era tanta beleza que o meu coração queria explodir! Quando parava em algum lugar, só conseguia pensar no privilégio que é poder viajar, vislumbrar outras realidades, decifrar outros códigos. Depois de uma viagem, ninguém mais é o mesmo. Geralmente, muda-se para melhor. Mudam os conceitos, perde-se os preconceitos, a vida ganha uma nova leitura. Pelo menos, comigo tem sido assim. Viajar é um bálsamo transformador. Todos merecem e precisam fazer uma bela viagem, pelo menos uma vez na vida. Uma viagem que aqueça a alma e acalente o coração. Uma viagem para nunca mais esquecer!

6 comentários:

  1. Viajar sozinha é muito bom, sim! Eu fiz essa experiência umas duas vezes e foram as melhores da minha vida!

    Barcelona é linda, ne!

    Btw Feliz aniversário, Sonia! Muita saúde, paz e amor...e muitas viagens!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, querida!
    sim, viajar sozinha é muito bom! E viajar bem acompanhada é ótimo! Sozinha, a gente testa os próprios limites. Acompanhada, a gente tem com quem dividir. é muito bom!
    Beijão e obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Um dia terei essa mesma felicidade!!!!!!!!!! beijos, querida!

    ResponderExcluir
  4. Tenho certeza de que sim!
    A gente só leva da vida as memórias de experiências que vivemos!
    Beijo grande!!!!

    ResponderExcluir
  5. Viajei junto! Pelo menos na imaginação...

    ResponderExcluir
  6. Renatinha, obrigada, querida!!!! Suas palavras me fazem muito bem! Grande beijo!

    ResponderExcluir