segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Em Nova Iorque, com Kátia Zero

Em uma das vezes que fui a Nova Iorque, cidade que eu adoro e que eu considero muito facinha de gostar, estava acompanhada da minha irmã, Cristiane, e de meus amigos, Wilson Goes, Salário e André Barros. Na verdade, nossa viagem era para a NAB, feira de equipamentos eletrônicos, que acontece todos os anos em Las Vegas. De Las Vegas, iríamos até San Francisco, já que estávamos tão perto. Mas, o voo tinha uma conexão em Nova Iorque e resolvemos passar uns dias por lá, também.

Meus parceiros de viagem: minha irmã Cristiane, André, Wilson e Salário - Nab 2000
Tão importante quanto a minha mala, era o meu guia de viagem para Nova Iorque, escrito por Kátia Zero – jornalista brasileira que vive por lá há mais de 30 anos e que escreveu um guia que eu recomendo - bem humorado e recheado de histórias de ruas, bairros e prédios, além de mostrar mapas, passagens pitorescas  de moradores famosos, endereços de celebridades, detalhes e curiosidades, dicas preciosas, que fazem desse guia uma unanimidade, um parceiro indispensável. O meu já está bem velhinho, as páginas querendo se soltar, mas eu não desisto dele e me recuso a viajar sem levá-lo, mesmo depois de ter ido tantas vezes à cidade.

1a. edição do guia escrito por Kátia Zero
Passamos 3 dias batendo perna. Sempre que Cristiane, Salário, Wilson e André tinham alguma dúvida, eu dizia: deixe-me consultar Kátia Zero! Eu tratava o guia como se fosse a própria autora ali, na minha mão. Eles já estavam cansados de me ouvirem falar em Kátia Zero, coitados. Eu falava o nome da jornalista umas dez vezes ao dia. Era um saco, mesmo! Um fim de tarde, fomos à casa do meu amigo Chaim Litewski, comer uma pizza com ele, Ângela e as crianças.  Chaim e Ângela moravam na deliciosa Roosevelt Island, uma pequeníssima ilha em frente a Manhattan, onde se pode chegar de metrô ou tram – um teleférico que atravessa o East River e conecta as duas ilhas – um jeito muito pitoresco de chegar lá. O tram tem as paredes transparentes e o trajeto dura uns 15 minutos. A vista que se tem lá de cima é das mais bonitas! As crianças adoram! O tram, eu descobri graças a Kátia Zero!
Roosevelt Island vista de Manhattan
o teleférico, que se pega na 2a. Avenida com a Rua 60
a vista que se tem a partir do tram
a linda Roosevelt Island
vista de Manhattan
Kátia Zero
Pois bem, pegamos o tram, descemos em Roosevelt Island caminhamos um pouco e, quando íamos chegando ao prédio de Chaim, quem a gente encontra?! Sim...ela, mesmo, Kátia Zero! Em carne e osso! Ela estava saindo de outro prédio, com umas sacolas na mão. Não sei se ela também mora ali. Pode ser. A ilha abriga muitos jornalistas estrangeiros, pessoal que trabalha na ONU, como é o caso de Chaim, funcionários das embaixadas. Era uma possibilidade. Só sei que fique em choque. Minha “ídola” ali, na minha frente!!! Olhei para o guia em minhas mãos, tão velhinho, tão usado... olhei para ela... Mas, não tive coragem de tirar o seu sossego. Deixei que ela fosse sem saber que eu existo. Apenas, rimos muito com a coincidência. Kátia Zero vai continuar sendo meu guia – de papel. Afinal, como diz Caetano, “de perto, ninguém é normal”.

8 comentários:

  1. Pronto, agora você me ganhou!!! Amooooooooooo NYC de paixão viu!!! Escreva mais sobre lá... Ah, eu tb tenho um Katia Zero, mas nas últimas mudanças, nem sei onde foi parar...
    Mas quando marcar outra viagem p NYC, antes de comprar alguma bota "escândala", vou providenciar um Kátia Zero novinho!!!

    Continue assim viu!!!

    ResponderExcluir
  2. NY, realmente, é uma unanimidade!!! Quem não ama? E com o guia da nossa amiga Kátia Zero, ela fica muito facinha!!!!
    beijão!

    ResponderExcluir
  3. Até eu já levei a sua Kátia Zero para passear em NY... Ela foi uma ótima guia!

    ResponderExcluir
  4. Sônia, amiga, vc é muito melhor que kátia Zero! Além de ser uma das melhores companhias em viagens. Sou seu fã! Parabéns pelo blog. Tá ótimo!

    ResponderExcluir
  5. André, querido!!! Obrigada pelas palavras gentis, generosas.
    Você também é ótimo companheiro de viagem! Aquela viagem foi ótima!!!!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. kkkkkkkkk que histórica bacana!! Eu vou pra NY pela primeira vez em outubro, e tenha certeza que já vou garantir o meu Katia Zero!!
    Você é uma figura incrível, Sonia!!! Parabens pelo blog! Vou visita-lo com muita frequencia!!! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, M.A.! Kátia Zero tem outro guia que é de compras - também, muito legal. Mas, esse é impagável! Todo mundo precisa ter e ler. Em outubro a cidade fica linda demais...!!! É outono, as árvores ficam douradas! Se der, estique até Washington! Você vai se surpreender!
    Abração.

    ResponderExcluir